Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tipos de Redes


     

     Existem varios tipos de redes que variam a sua velocidade de transferência de dados e sua extenção, dependendo do numeros de máquinas conectados em uma rede.
Os principais tipos de redes são:
LAN (Local Area Network);
MAN (Metropolitan Area Network);
WAN (Wide Area Network);
           
     Existem outros tipos de redes, o TAN (Tiny Area Network) muito parecido com a LAN  mas permite a conexão somente de 2 a 3 máquinas. O CAN (Campus Area Network) que é parecido com a MAN mas uma banda concorrida máxima entre todos os LAN da rede.

     A LAN (Rede Local) é um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, normalmente através de umatecnologia chamada Ethernet.

     Um MAN (Redes Metropolitanas) normalmente  é formado por switchs interligados por relações de elevado débito (em geral em fibra óptica). Um MAN nos possibilita interligar vários LAN próximos (normalmente a algumas dezenas de quilometros). Assim, esse tipo de rede nos permite mesmo distante nos comunicar como se estivessemos em uma rede local.

     Um WAN (Rede Vasta) funcionam graças a switchs que nos permitem escolher o trajecto mais adequado para atingir um nó da rede. O WAN mais conhecido é a Internet, que nos possibilita conectarmos com outras LANs.

0 comentários:

Postar um comentário